fbpx
Fazer a reciclagem de materiais domésticos no início do ano é uma tarefa necessária e muito fácil. É uma oportunidade para praticar os 3 R´s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e aproveitar para dar aquela famosa limpa em algum cômodo da casa com a finalidade de tirar ao máximo o número de coisas que não tem utilidade ali.

Reutilizar potes para outra finalidade, copos ou garrafas são algumas atitudes simples que podem ajudar nesses momentos. “Separar o lixo corretamente na hora do descarte faz uma boa diferença, especialmente para aquele que vai recolher em nossa casa, pode evitar acidentes para essas pessoas”, afirma Olívia Dardara, da MG Recicla.

Reciclagem de materiais domésticos

Existem materiais caseiros que não precisam ser jogados fora e que provavelmente a maioria das pessoas não sabia que eles poderiam ser reciclados. Confira!

Embalagens de produtos de limpeza

Embora não seja muito comum, algumas embalagens específicas desses produtos podem ser recicladas. A caixa de papelão do sabão em pó, por exemplo, é biodegradável e pode fazer parte do processo de reciclagem com facilidade. Mas cuidado! Frascos de água sanitária e detergentes não costumam fazer parte dessa lista.

Assadeiras de alumínio descartáveis

Essas assadeiras são consideradas um tipo de material sustentável. Podem ser encontradas em diferentes formatos e tamanhos, são resistentes ao calor e ainda são uma ótima ajuda na cozinha. Podem ser recicladas várias vezes, voltando a ser reutilizada sem comprometer a qualidade do alumínio que compõe o produto.

Recipientes de vidro

Potes, garrafas e outros recipientes de vidro também podem ser reciclados. Guardar alimentos, como farinha, arroz, macarrão, é uma boa opção para as garrafas mais compridas e com a boca larga, por exemplo. Outros utensílios desse material podem ser utilizados para decoração no ambiente, após serem reciclados. Nessa hora, vale a criatividade. Colocar um enfeite de flor dentro pode dar um charme a um simples objeto!

Coleta seletiva

“O vidro pode ser utilizado pela indústria vidreira para a fabricação de novos utensílios. Separe os recipientes que não vão ser reutilizados na sua casa e leve ao posto de coleta seletiva mais próximo. Uma empresa especializada também pode fazer a coleta desse e de outros materiais para reciclagem na sua casa”, completa Olívia.

A executiva informa que a MG Recicla é uma dessas empresas que realiza a coleta de aparelhos eletrodomésticos, aparelhos tecnológicos (computadores, tablets, celulares e afins), máquinas e ferramentas, materiais metálicos como torneiras e grades, papéis, plástico e papelão em grandes quantidades.

Neste vídeo você confere 10 ideias criativas de reciclagem com materiais domésticos:

https://www.youtube.com/watch?v=MsRk3Jbi0x8

Quer saber mais sobre reciclagem? Siga o Canal Ecowords nas redes sociais.