Canal Ecowords conquista Troféu Seriema 2021
Conteúdo
O Troféu Seriema está em São Paulo! Veio direto de Goiânia, da sede do Crea-GO, com a jornalista do Canal Ecowords, Sofia Jucon. A Comissão Julgadora reconheceu a reportagem “25 dicas ambientais para os gestores municipais que vão assumir em 2021”, como a grande vencedora na modalidade Imprensa neste 19º Prêmio Crea de Meio Ambiente.
A solenidade de entrega do Troféu Seriema foi realizada, na sede do Crea-GO, em Goiânia, em uma grande festa na noite de 18 de novembro. Com público presencial reduzido e transmissão ao vivo pela internet, a premiação reconheceu projetos que buscam por soluções sustentáveis em sete modalidades: Imprensa, Sociedade Sustentável, Elementos Naturais, Biodiversidade, Inovação, Produção Acadêmica e Gestão Empresarial para os ODS.
Troféu Seriema é nacional
Em 2021, a premiação recebeu a inscrição de 138 projetos oriundos de todo o Brasil. Segundo Lamartine Moreira, presidente do Crea-GO, em sua 19ª edição, o tradicional Prêmio Crea de Meio Ambiente se tornou nacional. “Desde 2001, o evento vem crescendo e se consolidou como a maior premiação ambiental do Brasil, sendo almejada por empresas, profissionais e sociedade em geral de todos os segmentos de atuação que lidam com o meio ambiente”, explicou.
Os projetos foram avaliados por uma comissão julgadora composta por dez profissionais de todo o território nacional, com vasto conhecimento e experiência sobre o meio ambiente e sustentabilidade.
A noite foi de muita alegria para o Canal Ecowords, que foi o grande vencedor desta edição na modalidade Imprensa, A jornalista e diretora do Canal Ecowords, Sofia Jucon, que representou o portal de notícias durante o evento, recebeu com muita emoção o resultado. “Ganhar o Troféu Seriema é o reconhecimento por um trabalho que venho desenvolvendo há quase 27 anos na área do Jornalismo Ambiental e mostra que estamos no caminho certo ao levar notícias sobre o dia a dia da sustentabilidade para o cidadão comum”, declara.
Informação para o cidadão comum
Sofia Jucon revela que recebeu a notícia sobre a conquista do prêmio com muita alegria e surpresa. “Não esperávamos ganhar diante de matérias tão importantes que concorreram conosco. Por isso, só de estar entre os finalistas já era um valioso prêmio”, citou. Segundo ela, o Canal Ecowords está no ar há apenas três anos e foi criado com o objetivo de levar informações e dicas gerais sobre sustentabilidade para o cidadão comum. “É um trabalho de formiguinha, mas temos certeza de que é assim que vamos conseguir alcançar a conscientização ambiental que tanto precisamos em nossa sociedade”, observa.
A jornalista, que atua no setor ambiental desde 1995, quando se formou em Comunicação Social, destaca que o prêmio coroa os esforços do seu trabalho em prol do meio ambiente como um todo. “Tenho uma carreira profissional consolidada na área de meio ambiente industrial, mas minha grande angústia como jornalista nesse setor era ver que meus vizinhos não sabem que existe uma Política Nacional de Resíduos Sólidos, um Novo Marco Legal do Saneamento, aplicativos de reciclagem que os ajudam a fazer o descarte adequado dos seus resíduos, por exemplo, e por meio do Canal Ecowords estamos levando essas informações para o cidadão comum e ajudando na disseminação da notícia ambiental para toda a sociedade”, conta.
Esforços para ampliar a Comunicação Ambiental no país
Segundo a jornalista, diante de sua experiência no assunto, esse cenário é fruto da falta de uma Comunicação Ambiental mais dirigida para o dia a dia da população em geral.
“O setor industrial já tem uma conduta ambientalmente adequada por conta das exigências do mercado em nível global e por consciência de que sem o desenvolvimento sustentável ela não sobrevive. Mesmo diante de inúmeros problemas, gargalos e desafios que as indústrias ainda enfrentam os empresários já estão mais informados sobre os benefícios que a sustentabilidade proporciona para o seus negócios e buscam aplicá-la da melhor forma possível”, comenta Sofia Jucon, que é conselheira do Conselho Superior de Meio Ambiente (Cosema) da Fiesp.
Para Sofia Jucon, a conquista do Troféu Seriema é um grande reconhecimento e representa um diferencial significativo para o trabalho do Canal Ecowords de agora em diante. “Vamos aproveitar essa projeção, diante de um momento tão importante que estamos vivendo em relação ao meio ambiente no Brasil, da necessidade premente de valorizarmos nossas riquezas naturais, a inovação, a criatividade e toda a competência que o povo brasileiro pode exercer para conservar a natureza e deixar um legado para a futura geração”, pontua.
Propósito fortalecido
A jornalista destaca que o prêmio fortalece o propósito do Canal Ecowords: ajudar a comunicação ambiental a ecoar nos quatro cantos do Brasil. “Estamos muito honrados em participar desta iniciativa do Crea-GO e felizes em sermos os ganhadores desta 19ª edição na categoria Imprensa que, a partir deste ano passou a contar com projetos de todo o Brasil”, mencionou.
Para ela, a conquista do prêmio oferecido pelo Crea-GO ajuda a projetar o nome do Canal Ecowords em nível nacional e, sobretudo, agrega mais valor ao trabalho informativo do portal. “Nossos parabéns a todos os participantes que estiveram conosco na final da modalidade Imprensa, com as reportagens do Canal G1, da TV Globo; aos finalistas de todas as outras seis modalidades e, especialmente, aos seus vencedores que estão ao nosso lado neste momento tão grandioso”, ressaltou.
A jornalista especializada em Meio Ambiente Industrial aproveitou a ocasião para agradecer às indústrias que por meio de suas experiências proporcionaram a construção do seu trabalho jornalístico bem-sucedido ao longo dos anos. “Sou muito grata ao setor industrial por me mostrar que as boas práticas ambientais são o melhor caminho para um futuro mais sustentável. E agradeço com muito carinho ao Cosema e seus conselheiros e conselheiras, em especial ao seu presidente, Dr. Eduardo San Martin, que possibilitou a oportunidade de escrever essa reportagem premiada”, salientou.
Participação do gestor público é fundamental
Sofia lembra que a ideia da reportagem surgiu pelo fato de que o gestor municipal é um ator chave no desenvolvimento de um panorama ambiental mais saudável nas cidades. Por isso, a matéria foi desenvolvida a partir de uma reunião extraordinária do Cosema, realizada no formato online em 27 de outubro de 2020, às vésperas das eleições municipais, para debater o tema.
A especialista avalia que sem uma ação adequada por parte da gestão pública a temática ambiental não alcança a dimensão que precisa junto aos seus munícipes. “As 25 dicas ambientais foram sugeridas por profissionais renomados no setor de meio ambiente e dão um direcionamento assertivo para a implantação de iniciativas que melhorem a qualidade de vida das cidades e pessoas”, disse.
Muito feliz com a conquista do Troféu Seriema, Sofia Jucon fez questão de agradecer ao Crea-GO, ao Cosema, à Fiesp e todos que somam para o desenvolvimento do trabalho do Canal Ecowords. “Agradeço a minha equipe, minha família, meus parceiros, amigos jornalistas que colaboram com nosso trabalho e, principalmente, aos nossos leitores. Esse prêmio é nosso!”, celebrou.
Projetos vencedores
Nesta edição, o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, foi o grande homenageado ao receber a menção honrosa por sua dedicação em relação ao desenvolvimento sustentável e à preservação do patrimônio natural de Goiás. Ele conquistou o Troféu Seriema por indicação da Comissão de Desenvolvimento Sustentável do Crea-GO (Codesu), com aprovação da diretoria do Conselho.
Além da premiação para o Canal Ecowords, a noite foi coroada com a entrega do Troféu Seriema aos outros seis vencedores:
Modalidade Elementos Naturais – Projeto Resíduos da indústria de laticínios beneficiam a pecuária em Hidrolândia, Goiás, de autoria André Luiz Rodrigues Junqueira e Daniela de Souza Silva, da Marajoara Laticínios.
Modalidade Sociedade Sustentável – Projeto “Implementação de tecnologias sociais e educação ambiental em comunidades do Alto Pantanal Mato-Grossense”, desenvolvido por Samir Curi, Margarida Marchetto e Ademar Shogi Okada, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) de Mato Grosso;
Modalidade Inovação – Projeto “Ultrafiltração com eletrodiálise reversa para reuso de efluente industrial”, de autoria de Izabella Caldeira Landim, da Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica;
Modalidade Produção Acadêmica – Projeto “Aproveitamento de resíduos de mineração de ferro da região de Brumadinho e de retalhos de tecidos na produção de tijolos ecológicos destinados a habitações de interesse social”, de Hélio Elias da Silva e Nelson Roberto Antoniosi Filho, do Laboratório de Métodos de Extração e Separação do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG);
Modalidade Gestão Empresarial para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Projeto “Programa Futuro Sustentável – Aterro Zero”, da Geolab Indústria Farmacêutica, de autoria de Sandra Silveira, Georges Hajjar Júnior, Rogério Brandão, Patrícia Pereira, Daniela Lima, Helen Cristina, José Suso Junior e Edmar Filho;
Modalidade Biodiversidade – Projeto “Recomposição florestal da sub-bacia do Ribeirão Sabará-Caeté em Sabará – Região Metropolitana de Belo Horizonte”, sendo os autores Fernando Antônio Madeira e Edna Nogueira Araújo, da Probiomas – Produtos e Serviços Ambientais.
O Canal Ecowords está programando a publicação de reportagens com os vencedores para mostrar o engajamento e a importância dos projetos desenvolvidos em prol do meio ambiente. “Esses projetos também fortalecem as ações ambientais junto ao cidadão comum e beneficiam toda a sociedade brasileira”, conclui a jornalista Sofia Jucon.
Gostou desta matéria? Quer saber mais sobre iniciativas que reconhecem projetos em prol da sustentabilidade? Então siga o canal ecowords nas redes sociais!