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O ReTornar, projeto de upcycling apoiado pela Fundação Toyota do Brasil, apresenta mais uma novidade aos consumidores. A partir de 16 de julho, o e-commerce da marca inicia a comercialização da linha Pet ReTornar.

A coleção Pet ReTornar inicialmente contará com seis modelos de roupas para cães e gatos, com preços que variam de R$ 50 a R$ 65. Além de tecidos de uniformes fornecidos pela Toyota do Brasil, a produção da nova linha também contará com retalhos de malharia fornecidos por indústrias têxteis.

O projeto se alinha mais ainda à sustentabilidade, pois além da relevância econômica, a indústria têxtil se mostra significativa na geração de resíduos como: retalhos e aparas gerados no processo produtivo. Com a evolução das ações em prol da reciclagem, o mercado de empresas que compram resíduos tem muito interesse na aquisição das aparas e retalhos, que podem representar uma renda atraente para recicladores.

Upcycling: o que é?

O conceito de upcycling tornou-se conhecido em meados dos anos 1990 e é muito utilizado no setor da Moda e Decoração. Sua aplicação está ligada ao termo ressignificação, ou seja, quando um produto pós-consumo, ou parte dele, é usado para a elaboração de um produto novo.

Quem segue este conceito consegue, no local onde se dá o consumo, usar o material do produto pós-consumo sem passar por processos que demandam mais insumos como energia, água e transporte. Por serem mais artesanais e de caráter de criação estão sendo mais relacionados com a moda.

Essas premissas vão também ao encontro com a chamada economia circular (‘Cradle to Cradle’ – do berço ao berço), que objetiva reaproveitar integralmente materiais usados, reinserindo-os no ciclo.

Em sintonia com o conceito Upcycling, os novos itens da coleção ReTornar se somam a um portfólio de produtos variados, que incluem mochilas, bolsas e cases para notebook. Além de reduzirem o volume de descartes da indústria, eles ampliam as oportunidades de geração de renda das costureiras envolvidas no projeto.

A coleção Pet ReTornar será feita no formato cápsula. Ou seja, os modelos podem variar de tecido e cor, de acordo com a disponibilidade de matéria-prima.

Reutilização de materiais

O ReTornar, um exemplo de upcycling de sucesso, nasceu em 2011, por iniciativa da Toyota do Brasil, com o objetivo de contribuir com a formação de cidadãos por meio da reutilização de materiais e, consequentemente, gerando menos impacto ambiental com a produção industrial.

Assim, o projeto transforma os resíduos da indústria automotiva, como airbags, tecidos automotivos, uniformes e cintos de segurança, em mochilas, ecobags, carteiras e necessaires, entre outros itens. Em 2020, o projeto foi incorporado à Fundação Toyota do Brasil.

Em março deste ano, o ReTornar lançou uma loja virtual, iniciando as vendas dos produtos para pessoas físicas e ampliando a possibilidade de geração de renda para as duas cooperativas de costureiras que atuam no projeto: a Cooperativa Uni Arte Costura, de Indaiatuba-SP, e a ASCA – Associação Social Comunidade de Amor, em Sorocaba-SP. Toda a renda dos produtos vendidos é destinada e distribuída entre as duas cooperativas.

Desde sua criação, o ReTornar já reutilizou mais de 6.5 toneladas de resíduos que se transformaram em mais de 77 mil produtos, impactando positivamente de forma direta ou indireta mais de 1.000 pessoas.

ODS em destaque

O Projeto ReTornar colabora diretamente e indiretamente para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas:

  • ODS 1: Erradicação da Pobreza
  • ODS 5: Igualdade de Gênero
  • ODS 8: Trabalho Descente e Crescimento Econômico
  • ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis
  • ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis

 

Neste vídeo da Modefica você conhece mais exemplos da aplicação do conceito upcycling:

https://www.youtube.com/watch?v=j3PW5J7YZUQ

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