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O aumento do lixo domiciliar nesse período de isolamento social é uma boa oportunidade para repensar as formas de consumo e ampliar a reciclagem de materiais. Nesse momento de quarentena, as dúvidas dos consumidores aumentam, uma vez que estão convivendo de forma mais intensa com a questão da separação final dos resíduos gerados em casa.

A Nestlé, que mantém desde fevereiro o EcoBot, uma tecnologia que tira dúvidas e orienta as pessoas sobre o correto descarte e a destinação do lixo domiciliar, identificou o top 10 das dúvidas mais comuns de reciclagem trazidas pelos usuários da ferramenta. O ranking por agrupamento mostra as maiores dúvidas: em primeiro lugar, os plásticos metalizados, como salgadinho, biscoitos e chocolate. Na sequência, estão garrafas (plástico e vidro), papel, lata, eletrônicos, higiene pessoal (como desodorante), isopor, embalagem cartonada e resíduos de obra.

O que fazer com o lixo domiciliar

  • No caso dos metalizados, podem ser descartados junto com o reciclável se estiverem secos.
  • As garrafas, sejam de vidro ou plástico, podem ser destinadas se estiverem secas e sem resíduos orgânicos.
  • Os resíduos recicláveis não precisam ser lavados antes do descarte, mas também não podem estar muito sujos, ou seja, com resíduos orgânicos, pois prejudica o processo de reciclagem.
  • Na grande maioria dos casos, o papel é reciclável, assim como embalagens cartonadas.
  • Latas de aço e alumínio são recicláveis, já as de aerosol também são, mas devem ser completamente esvaziadas antes do descarte, em razão dos compostos químicos presentes na embalagem.
  • O isopor, apesar de muitas vezes não ser reciclado, é melhor descartá-lo no lixo de recicláveis, pois em alguns casos ainda pode haver uma chance de reaproveitá-lo e algumas cooperativas já atuam com esse material.
  • No caso de materiais como plásticos flexíveis e resíduos de obras, existem casos em que é possível, na dúvida vale a consulta antes do descarte.

Parceria entre o EcoBot da Nestlé e o APP Cataki tem alcançado bons resultados

Jornada em prol da reciclagem

“As pessoas querem repensar suas atitudes, mas precisam de apoio, de informação, de meios. Nosso EcoBot nasceu com esse propósito de orientar, disseminar informação, incentivar a coleta seletiva, em uma jornada constante de aprimoramento para a reciclagem adequada do lixo domiciliar”, diz Barbara Sapunar, head de Criação de Valor Compartilhado da Nestlé Brasil.

Com base nos aprendizados, maiores dúvidas dos usuários e análise das funcionalidades, a Nestlé ajustou o EcoBot – a tecnologia que tira dúvidas e orienta as pessoas sobre o correto descarte e destinação do lixo domiciliar – e lançou uma nova versão, em abril. Entre as novas funcionalidades estão o aprimoramento da inteligência artificial do robô, facilitando o reconhecimento das dúvidas dos usuários, e da experiência, para que a interação seja mais intuitiva e ágil, além de ajustes de tom de voz e de frases, com linguagem mais simples.

Comportamento mais assertivo

O estudo do comportamento do usuário nos dois primeiros meses de uso também permitiu a formação de um banco de dados mais robustos, incluindo maior volume de sinônimos, e ajustes nas respostas a partir dos questionamentos mais comuns, com navegação mais assertiva e ágil pelos menus.

Entre as funções disponíveis estão a capacidade de responder se um item que o consumidor quer jogar fora pode ou não ser reciclado e, caso sim, como e onde ele deve ser descartado. E mais: também é possível receber sugestões para facilitar o dia a dia da reciclagem em casa, incluindo orientações sobre como descartar o lixo e gerar impacto social, ajudando catadores e cooperativas que atuam com reaproveitamento de resíduos.

Para acessar os serviços do EcoBot basta adicionar o número (11) 99714-0849 e enviar uma mensagem inicial para começar a conversa pelo WhatsApp.

Dicas para reduzir quantidade de lixo

Cada pessoa gera cerca de 1 kg de lixo por dia, o equivalente a um saco comum de 20 litros. Para reduzir a quantidade de lixo produzido todos os dias, existem quatro dicas principais:

  • Substituir copos descartáveis por reutilizáveis ou garrafas de água;
  • Reutilizar as embalagens e versões em refil para repor os produtos;
  • Fazer a separação do lixo seco (como as embalagens) do lixo úmido (como restos de alimentos), como em sacos de cores diferentes, destinando os materiais para reciclagem – as embalagens devem ser dispensadas sem restos de alimentos, sem necessidade de lavagem;
  • Criar novos usos para as embalagens, como garrafa PET e de vidro, que podem se transformar em organizadores, porta-lápis, brinquedos, artesanato, vaso de plantas, objetos de decoração e muito mais, com vários tutoriais na internet.

Neste vídeo você aprende como fazer a gestão do lixo domiciliar na quarentena:

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