fbpx
No dia 03 de setembro, das 8h30 às 11h30, acontece no Itaú Cultural, em São Paulo, o encontro “Repensar para Integrar”, em que especialistas de diversos setores debaterão como promover deslocamentos mais sustentáveis a partir do uso integrado de diferentes modais, incluindo veículos particulares, transporte público e opções de mobilidade ativa, como bicicletas e caminhadas. A participação do público é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link. Alinhada à sustentabilidade, haverá estacionamento gratuito no local e bicicletário conveniado na estação Paraíso do metrô.

O evento tem realização da  Cidades 21, agência de comunicação focada em temas urbanos, e apoio do Itaú Unibanco, único patrocinador de sistemas de compartilhamento de bicicletas com presença em três países (Brasil, Argentina e Chile). Organizado em três painéis de discussão, o encontro busca ampliar o horizonte das questões de mobilidade e detalhar de que maneira se relacionam. As mesas discutirão as contribuições da iniciativa privada para a formulação de políticas públicas, a articulação e influência da sociedade civil na busca por cidades mais sustentáveis e de que maneira a infraestrutura viária existente pode ser mais bem aproveitada.

Mobilidade sustentável

A mobilidade tornou-se um ponto nevrálgico, que sensibiliza governos, empresas e cidadãos a encontrar alternativas. Isso porque todos os dias milhares de pessoas morrem em decorrência de acidentes de trânsito e doenças respiratórias provocadas pela poluição. Ao mesmo tempo, o Acordo de Paris traçou metas de redução de emissões até 2020, fazendo com que diversas nações se empenhem em transformar sua maneira de gerar e consumir energia, investindo em fontes renováveis e em tecnologia. Atuar em consonância com a sustentabilidade envolve descarbonizar o setor de transportes, que é um objetivo comum a vários países, mas obviamente, a mudança não acontecerá da noite para o dia.

Refletir sobre como o Brasil pode gerir uma frota de milhões de veículos motorizados e fazer melhor uso de toda a infraestrutura viária instalada é um os pontos de partida desta evolução, considerando que o setor automotivo é uma força fundamental da economia brasileira. Melhorar a convivência entre carros e bicicletas e a integração entre modais é igualmente importante para promover com sustentabilidade uma evolução gradual dos nossos deslocamentos e alcançarmos cidades melhores de se viver.

Confira abaixo a programação completa:

Repensar para integrar

8h30 às 9h – recepção

Das 9h às 9h45 – Painel 1: Iniciativa privada e políticas públicas

Como as empresas e gestores podem criar e desenvolver parcerias capazes de ampliar a oferta de opções de transporte e aprimorar o sistema de mobilidade urbana. Com:

Elisabete França – diretora de Planejamento e Projetos na CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Luciana Nicola – Superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Negócios Inclusivos | Itaú Unibanco S.A

Luis Antonio Lindau – diretor do programa de Cidades do WRI Brasil

Nathalie Badaoui Choumar – assessora Municipal de Planejamento de Ações Climáticas em São Paulo do C40

Das 9h45 às 10h30 – Painel 2: Articular para integrar

Por que iniciativas focadas em sustentabilidade e na valorização dos espaços públicos contribuem cada vez mais para melhorar os deslocamentos e a qualidade de vida. Com:

Ana Nassar – diretora de programa no Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP)

Hannah Machado – coordenadora de Desenho Urbano e Mobilidade da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito em São Paulo

Luiza de Andrada e Silva – diretora-executiva do Instituto Cidade em Movimento (IVM)

Das 10h30 às 11h15 – Painel 3: O Novo Contexto da Infraestrutura

Novas demandas e serviços impulsionam a reformulação dos parâmetros de planejamento e investimento urbanos e criam alternativas mais eficientes de logística, trânsito e transporte. Com:

Rodnei Bernardino de Souza – diretor de Veículos do Itaú Unibanco

Renato Povia – gerente de inovação da CPFL

Raquel Cardamone – diretora-executiva da startup de cidades inteligentes Bright Cities

José Maurício Andreta Jr. – vice-presidente executivo da Fenabrave (Fenabrave Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores)