Flores e plantas: setor entra na rota da sustentabilidade
Conteúdo
Um setor de flores e plantas mais sustentável é possível. Com esta ideia, o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) quer saber como anda a sustentabilidade em toda a cadeia da floricultura nacional e para qual cenário os produtores de plantas e flores ornamentais, distribuidores, atacadistas, pontos de venda e demais envolvidos com o setor devem estar preparados para um futuro cada vez mais próximo.
Desta forma, escolheu o tema para o seu 10° Seminário com o tema “Sustentabilidade na Cadeia de Flores e Plantas”, que será realizado no dia 26 de agosto, das 8h às 18h, na tribuna da Cooperativa Veiling Holambra. O evento será híbrido com apenas 200 vagas presenciais, mas com inscrições online ilimitadas. Informações e inscrições estão disponíveis no site da entidade.
Flores e plantas na rota da sustentabilidade
A sustentabilidade é a tônica do futuro. A comunidade global tem refletido sobre os impactos negativos causados pelos antigos modelos e está se mobilizando, cada vez mais, para a promoção do desenvolvimento sustentável por se trará de uma solução viável e positiva, tanto para o meio ambiente quanto para a economia e o setor privado.
Para o setor de flores e plantas a tendência também se aplica. “Os modelos de negócios sustentáveis, inclusive, têm apostado no reaproveitamento de insumos e recursos para diminuir os custos da produção e no consequentemente aumento do lucro. Por isso, o 10º Seminário Ibraflor que discutir com todos os elos da floricultura nacional as implicações que os projetos sustentáveis podem trazer para a diminuição de custos ao mesmo tempo que reduz os impactos ambientais, as vantagens competitivas, a melhoria na relação com o consumidor. As palestras buscarão mostrar como é possível promover o crescimento consciente e a inovação dos processos”, explica o presidente do Ibraflor, Kees Schoenmaker.
Consumidor mais exigente
Segundo o Ibraflor, a escolha do tema dessa décima edição do seminário vem ao encontro à uma preocupação crescente e mundial: o consumidor está cada vez mais exigente quanto aos produtos que leva para a o seu lar.
“Desta forma, precisamos estar preparados para produzir as flores e plantas de forma sustentável, criar e desenvolver novos métodos que garantam a sustentabilidade dentro do crescimento econômico, abrangendo assim o desenvolvimento sustentável, e frisando a sua essencialidade nos dias de hoje, que é medida pelo quão importante é o meio ambiente na vida do homem”, declaram.
Para o setor, trata-se de um grande desafio que deve ser posto em prática no seu cotidiano. “Para isso, devemos conhecer algumas mudanças que permitam um crescimento saudável em nossa cadeia de flores e plantas, no qual todos os elos devem estar envolvidos e trabalhar de forma responsável!”, concluem.
Confira a programação:
8h – Recepção/ entrega das credenciais.
8h30 – Abertura – Kees Schoenmaker – presidente do IBRAFLOR.
8h45 – A Sustentabilidade colocada em prática nos negócios por Sonia Karin Chapman – diretora da Chapman Consulting.
10h – Coffee Break
10h30 – Apresentação e discussão dos elos:
10h30 produtor Klaas Schoenmaker, diretor geral do Grupo Terra Viva – Holambra (SP) – @grupo.terraviva
11h15 artista floral Tanus Saab, da Escola Brasileira de Arte Floral. Convidada: Gabriela Nora, fundadora da Galeria Botânica @escolabrasileiradeartefloral @_galeriabotanica
12h – Almoço.
13h30 – Modelos de Sustentabilidade aplicados pela Cooperativa Veiling Holambra – Jorge Possato, CEO da CVH, – @veilingholambra
14h15 – Certificação –Giampaolo Buso, membro do Conselho Internacional da PMA (Produce Marketing Association) e sócio-diretor da PariPassu @paripassubr
15h – Economia circular: um novo olhar de sustentabilidade para o setor – Beatriz Visconti Luz, co-chair do Centro Brasileiro de Inovação em Economia Circular – Exchange 4 Change Brasil – @economiacircularbr
15h45 – Coffee Break
16h15 Caso de Sucesso – Joe Valle, da Malunga Orgânicos Saudáveis – Brasília (DF) @fazenda_malunga @mercadomalunga
17h – Considerações e direcionamentos para o Planejamento Estratégico de 2021 – membros do Conselho Ibraflor
17h30 – Encerramento
Gostou dessa dica de evento do setor de flores e plantas? Quer saber mais sobre setores que estão adotando a sustentabilidade? Então siga o canal ecowords nas redes sociais!