iFood vai compensar 100% das emissões de carbono
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A iniciativa faz parte do iFood Regenera, programa de metas ambientais da empresa, anunciado em março de 2021, e que busca zerar a poluição plástica e neutralizar as emissões de CO2 das operações de delivery até 2025.
“Estamos promovendo soluções transformadoras que revertam os impactos socioambientais típicos de uma operação de delivery. Ao neutralizar nossas emissões de carbono queremos devolver para o meio ambiente mais do que consumimos dele. A partir de 1º de julho nossas entregas já estarão compensadas antes de chegarem na casa dos nossos clientes”, afirma Gustavo Vitti, vice-presidente de pessoas e soluções sustentáveis do iFood.
Emissões de carbono neutras
Em parceria com a startup ambiental brasileira Moss.Earth, o iFood realizou o inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), somando todos os níveis de emissão, tanto os de responsabilidade direta quanto indireta da empresa. Assim, a empresa sabe quanto emite de CO2 em cada entrega e consegue neutralizá-las de antemão.
A novidade aqui é que em um modelo único, diferente de parte das empresas que compensam o carbono já emitido, o iFood antecipa a compensação. Ou seja, sabendo quanto CO2 vai emitir no segundo semestre deste ano, o iFood investe com antecedência na compensação. Isso significa que todas as entregas de agora em diante, mesmo as realizadas por modais tradicionais, como motos a combustão, já estão compensadas. Com essa ação, até o fim de 2021, com a neutralização das emissões de carbono o iFood terá preservado uma área de aproximadamente 1.250.000 metros quadrados na Floresta Amazônica, equivalente a 125 campos de futebol oficiais.
Por meio do iFood Regenera, além de compensar as emissões de carbono através de projetos de preservação da Floresta Amazônica, a empresa também vem investindo na busca por soluções para reduzir as emissões de CO2 nas suas operações através de modais não poluentes como motos elétricas e o programa iFood Pedal, por exemplo, e regenerar com projetos de preservação ambiental e reflorestamento.
Outras iniciativas ambientais
Entre os investimentos realizados pelo iFood estão os modais não poluentes, como motos e bikes elétricas. A meta é que 50% dos pedidos sejam entregues em modais não poluentes até 2025. “Sabemos que apenas a compensação não é suficiente. É preciso pensar em formas inovadoras de reduzir as emissões de carbono”, explica Vitti.
Em outubro do ano passado, a empresa lançou o iFood Pedal, em parceria com a Tembici, um projeto desenvolvido exclusivamente para entregadores que oferece capacitação, kit personalizado e planos acessíveis para o aluguel de bikes elétricas. Atualmente, mais de três mil entregadores estão cadastrados no iFood Pedal e compartilham mil bikes elétricas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com bons indicadores de adesão, o plano é expandir o projeto para outras cidades e, assim, aumentar o percentual de entregas limpas.
Outra importante parceria em prol da mitigação das emissões de carbono é com a montadora Voltz, empresa especializada em motos elétricas. O projeto piloto conta com 30 motos elétricas que já estão sendo testadas pelos entregadores. Após esse período, a expectativa é chegar a mais de 10 mil motos nos próximos 12 meses. Para estimular o uso do modal, o iFood está desenvolvendo parcerias para criar uma linha de crédito especial para entregadores parceiros.
“Sabemos que temos um longo caminho pela frente, mas acreditamos que estamos construindo e evoluindo em diferentes iniciativas que se complementam e minimizam o impacto no meio ambiente. Nossa relevância e presença na vida das famílias brasileiras reforça ainda mais a importância destes compromissos ambientais para o planeta”, completa Vitti.
Novas funcionalidades no app
Para oficializar, envolver e conscientizar os clientes sobre esse importante movimento de compensação de emissão de CO2 em 100% das operações de delivery, o iFood acrescenta novas comunicações e sinalizações no aplicativo, como banners da iniciativa, notificações informando que o pedido a caminho tem sua entrega compensada e ícones especiais para o acompanhamento do entregador.
Além disso, a partir de julho, a seção de “Doação” do app passará a ter também a opção direcionada às ações de plantio de mudas na Mata Atlântica. 100% dos recursos arrecadados serão destinados à SOS Mata Atlântica, revertidos na plantação e manutenção de novas árvores. Dessa forma, a foodtech conecta pessoas que podem doar com organizações confiáveis que precisam de ajuda para regenerar as florestas brasileiras.
Neste vídeo você fica por dentro de outras ações ambientais da iFood:
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