fbpx
A pandemia causada pelo novo coronavírus ainda vem causando reflexos na sociedade. Uma nova pesquisa global sobre o desenvolvimento sustentável, encomendada pela Mastercard, revelou que a pandemia da Covid-19 alavancou a consciência ambiental de consumidores em todo o mundo, resultando em mudanças significativas em sua atenção quanto aos efeitos gerados por suas ações e hábitos de consumo no planeta.

Segundo o levantamento, 85% dos brasileiros estão mais conscientes quanto ao seu impacto no meio ambiente desde o início da pandemia, um dos principais impulsionadores dessa expansão são as redes sociais. Mais de um quarto dos brasileiros (28%) estão acompanhando de perto todas as mudanças climáticas que vêm acontecendo globalmente a partir de notícias e conteúdos gerados em suas redes, 75% dos entrevistados afirmaram que reduzir suas emissões de carbono é uma tarefa mais importante agora, do que antes da pandemia.

Pandemia e a responsabilidade ambiental

“Na Mastercard, incorporamos a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente no centro do nosso negócio. Nossos valores estão diretamente ligados ao sucesso contínuo da nossa empresa, e sabemos da nossa responsabilidade com o retorno disso para o planeta.” afirma Estanislau Bassols, gerente geral da Mastercard Brasil.

“Por isso, lançamos globalmente soluções como a Calculadora de Emissão de Carbono, que tem como objetivo impulsionar o consumo consciente, e iniciativas como a Coalizão Planeta Priceless, que apoia o plantio de 100 milhões de árvores até 2025, e nosso compromisso em zerar as emissões líquidas de carbono da companhia até 2050. Além disso, recentemente emitimos títulos verdes no valor de US$ 600 e mudamos nosso modelo de remuneração dos executivos para vinculá-los às nossas iniciativas de ESG”, informa o executivo e acrescenta: “esses são alguns exemplos recentes de ações efetivas que estamos trabalhando globalmente em prol do meio ambiente”.

Marcas mais sustentáveis

A pesquisa revelou também a importância desse assunto para as companhias. Mais da metade dos brasileiros, afirmou que agora dão mais valor às marcas que se comportam de forma mais sustentável, e 84% declararam que, mais do que nunca, é de extrema relevância para as companhias atuarem de forma sustentável.

Quando questionados sobre os três principais tópicos que deveriam ser endereçados pelas marcas 48% mencionaram que a diminuição do desperdício está nas prioridades, seguidos por 43% que apontaram a redução da poluição do ar e da água. Outros 25% afirmaram que o foco deve ser no combate da poluição consequente ao uso do plástico.

Mudanças no comportamento

A pesquisa revelou também que, em 2021, 56% dos brasileiros planejam fazer mais pausas para momentos que os permitam apreciar a natureza, e 55% estão planejando reciclar mais, uma tendência que está sendo impulsionada por mais mulheres do que homens. Além disso, metade dos brasileiros entrevistados também começou a praticar atividades físicas para ajudar a melhorar seu bem-estar.

Ainda na pesquisa, 20% dos entrevistados brasileiros disseram que o ativismo digital os encorajou a tomar decisões melhores e mais conscientes, 35% afirmam ter apoiado pelo menos uma campanha ambiental nas mídias sociais, com mais de 17% tendo participado de abaixo-assinados para defender as questões das mudanças climáticas pela primeira vez desde a pandemia.

Neste vídeo você assiste uma parte dos discursos do presidente Joe Biden e outros líderes mundiais na abertura da Cúpula do Clima 2021:

https://www.youtube.com/watch?v=HAp4QjqMxEM

Gostou desta matéria? Quer saber mais sobre pandemia e seus reflexos em prol da sustentabilidade? Então siga o canal ecowords nas redes sociais!