Semana Lixo Zero 2021 propõe tratar os resíduos com dignidade
Conteúdo
Lixo e Dignidade
Quando somos capazes de enxergar valor em nossos resíduos, entendemos que repensar o consumo, destinar corretamente os resíduos, separando e limpando, se torna uma forma de tratá-los com DIGNIDADE, uma vez que gera oportunidades para a sociedade, um ambiente livre de resíduos e, ainda, renda para estimular esse tipo de atividade. “A SLZ é necessária para informar, encorajar e empoderar todas as pessoas. E é oportuna pelo tema da edição DIGNIDADE e tudo o que isto significa neste momento sociopolítico do Brasil”, explica Christian Ullmann, coordenador de projetos do centro de inovação do IED Brasil.
O sucesso das edições anteriores
Desde a primeira edição, o grupo orienta, analisa e atua junto à sociedade, empresas e cidadãos a fazer a mudança já, onde estiver e como puder, através de inúmeros eventos.
- 2010 – Primeira edição da SLZ em Florianópolis
- 2012 – Início da expansão da SLZ para outras 4 cidades: Florianópolis, Curitiba, Porto alegre, Tubarão
- 2016 – 16 cidades
- 2019 – 102 cidades brasileiras e em outros 2 países: Portugal e Moçambique, totalizando 109 cidades no mundo.
- 2020 – 175 cidades brasileiras e 2 países, Portugal e Moçambique.
- Em 2020 o ILZB bateu todos os recordes de mobilização inovando em eventos híbridos que alcançaram mais de 1000 embaixadores e ações em todos os estados do Brasil.
- Em todas as edições, cobertura nos principais veículos de comunicação e patrocinadores satisfeitos de terem suas marcas atreladas a um movimento que transforma a sociedade.
É hora de virar essa chave
A cada edição da Semana Lixo Zero as pessoas se conectam mais com práticas e atitudes que têm dado certo para aumentar a responsabilidade de cada um em relação ao próprio lixo produzido. O Coletivo Pinheiros, por exemplo, acredita que a SLZ inspira a comunidade a ser mais colaborativa e mais ativa para conquistar uma cidade mais humana. O lixo é nosso, é de cada um, por isso, como diz Vanessa Rocha Rêgo, presidente do Coletivo, não dá mais para jogar a carga do lixo que produzimos somente para os órgãos públicos. “Só vamos conseguir diminuí-lo e ter consciência da transformação se essa ‘chavinha’ virar”, completa Vanessa.
O que encontrar na SLZ 2021
Palestras online, apresentação de cases, exibição de filmes e visitas técnicas, tratando do tema resíduos sólidos ligado aos mais diversos setores da economia:
- As ações ligadas às temáticas Lixo Zero: boas práticas Lixo Zero, Cidades Lixo Zero, Consumo Consciente, Compostagem e reciclagem, Inovação e soluções
- Abordagem sobre PL Obrigatoriedade da Compostagem de resíduos orgânicos na cidade de São Paulo, Programas de Educação Ambiental e engajamento da sociedade, Novos negócios e inovação para coleta de resíduos;
- O processo de incineração e seus impactos na cadeia de reciclagem;
- Eventos Lixo Zero;
- Os desafios para aumento da reciclagem e dignidade no trabalho das cooperativos e catadores;
Para saber como vai ser a programação acesse a página da SLZ.
Programação da Semana Lixo Zero São Paulo, é preciso preencher esta ficha e inscrever-se até 17/10/21
Cuidar, regenerar e curar
Para Flávia Cunha, embaixadora do ILZ São Paulo, coordenadora do GT Lixo Zero SP e fundadora da Casa Causa, nós temos que mudar a forma como cada um de nós pensa e age em relação ao lixo, para que a nossa ação no mundo não cause dano. “Neste momento delicado em que vivemos, precisamos aprender a cuidar, regenerar e curar. O lixo é só mais um dos tantos sintomas que o nosso modelo econômico suicida tem gerado. Talvez um dos mais relevantes”, afirma Flávia.
Já para Rodrigo Oliveira, fundador da Green Mining, a Semana Lixo Zero é um momento excelente para as pessoas se informarem e refletirem sobre a geração de resíduos e os impactos que isso causa. “A SLZ tem sido também uma excelente oportunidade para contar um pouco da logística reversa da Green Mining e nossas iniciativas para a reciclagem do vidro”, conta Oliveira.
Durante a SLZ 2021, vamos inspirar a população a enxergar os seus resíduos com DIGNIDADE, vamos mudar a nossa realidade juntos!
Gostou desta matéria? Quer saber mais sobre gestão do lixo? Então siga o canal ecowords nas redes sociais!