fbpx

Com tema “Um por todos e todos por zero”, a Semana Lixo Zero (SLZ) acontece entre os dias 18 e 27 de outubro, em 96 cidades do país, que se mobilizam para enfrentar a questão do lixo por meio de eventos como: palestras, painéis, rodas de conversas, apresentação de cases, exibição de filmes e mutirões, tratando do tema resíduos sólidos ligado aos mais diversos setores da economia.

Com ações no metrô de São Paulo, por exemplo, a campanha deste ano enfatiza a importância da mobilização da sociedade para pressionar pelos acordos setoriais que viabilizam a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A SLZ São Paulo é promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil, organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo difundir o conceito lixo zero no País, a Casa Causa, empresa focada em engajamento e projetos de lixo zero, e a ABRAPS (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável), com patrocínio da Nespresso e da Santa Luzia Molduras, e com apoio do: Vila da Terra, Projeto Colabora, Envolverde, Ciclo Vivo e Por que não Mídia.

lixo zero - Campanha Recicla Sampa

Desafios do lixo zero

Em São Paulo, cidade onde o cenário atual é representado pelo desafio de enfrentar a geração de cerca de 20 mil toneladas diárias, além de campanhas no metrô, a SLZ começou com a apresentação da palestra “Os desafios socioeconômicos da gestão de resíduos na cidade de São Paulo e no Brasil e a mobilização da SLZ 2019”, no Coletivo P.U.R.A, na EBAC Vila Madalena, e contou com a participação de Fabrício Soler, advogado da Felsberg Associados, especialista em Direito do Ambiente, Direito dos Resíduos e Infraestrutura.

Em sua palestra, Soler falou sobre a questão dos geradores de resíduos (grandes, médios e pequenos), especialmente dos riscos envolvidos para os grandes geradores, questão evidenciada pelo endurecimento das ações da Prefeitura de São Paulo, com o cadastro obrigatório e a sujeição de multas. Na oportunidade, foram realizados também esclarecimento sobre os blocos temáticos da programação da SLZ com mais de 70 atividades na cidade.

Campanha no metrô de São Paulo

Para dar mais força aos objetivos da Semana Lixo Zero, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e a Prefeitura, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), se uniram para conscientizar mais de 1,5 milhão de passageiros sobre a importância do descarte correto de resíduos, na nova campanha de reciclagem da cidade de São Paulo.

Os conteúdos estão veiculados em 120 telas digitais das estações República, Tatuapé, Barra Funda, Consolação, Brigadeiro, Trianon Masp, Paraíso, Luz, Sé, Ana Rosa, Santa Cruz e Brás, totalizando 12 estações. A campanha ficará nesses locais até o dia 26 de outubro.

Movimento Recicla Sampa

O trabalho integra as ações do Recicla Sampa, movimento lançando em fevereiro deste ano, composto por diversas ações, entre elas filmes educativos para que um número cada vez maior de paulistanos adote hábitos sustentáveis, como a correta separação dos resíduos.

Durante esse ano o movimento adotou outras iniciativas para sensibilizar as pessoas a separarem o lixo em dois: comum e reciclável, como a transmissão da campanha Recicla Sampa nos relógios urbanos de toda capital e também no Aeroporto de Congonhas, onde circulam diariamente mais de 80 mil pessoas entre passageiros, funcionários e acompanhantes.

Descarte correto

A Empresa Metropolitana de Águas e Energia – EMAE, também aderiu ao movimento nas duas embarcações que realizam a travessia na Represa Billings. Informativos da campanha com orientações sobre o descarte correto de resíduos foram fixados nas balsas com o objetivo de conscientizar os 48 mil passageiros que utilizam o transporte mensalmente.

Essas ações ocorreram em atendimento às metas de resíduos dos serviços de transportes, previstas no Plano de Gestão Integrada de Resíduos SólidosPGIRS do Município.

A proposta da Semana Lixo Zero, como muitas outras campanhas em prol da gestão dos resíduos, merecem o apoio de toda a sociedade. E, mais ainda, a participação, pois cada cidadão pode e deve fazer a sua parte para a redução da geração e o descarte adequado dos resíduos. Soluções não faltam.

Ainda dá tempo de participar. Para saber mais sobre a programação completa da Semana Lixo Zero acesse: http://semanalixozero.com.br/sao-paulo/.

E se você se interessa por assuntos que permeiam o universo da sustentabilidade e quer opções de como contribuir, acompanhe o Canal Ecowords nas redes sociais.