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As vendas de produtos de impacto positivo estão em alta. Um estudo conduzido pelo Mercado Livre — empresa que atua no setor de tecnologia para o e-commerce e serviços financeiros da América Latina — traz um retrato do consumo deste tipo de produto: aqueles que promovem a redução de impactos ambientais e/ou a geração de benefícios socioambientais.

Realizado com base em dados de abril de 2020 a março de 2021, o levantamento indicou crescimento de 112% no número de compradores online desses produtos no Brasil, em relação a 2019. Na América Latina, o crescimento chegou a 104% no mesmo período.

 

Produtos de impactos positivos na lista de compras

 

Foram mais de sete milhões de produtos comercializados em toda a América Latina, comprados por três milhões de usuários, sendo 1,6 milhão (52%) consumidores brasileiros. A pesquisa revelou ainda importantes dados sobre a demanda, oferta e tendência de consumo de impacto positivo no Brasil. Considerando novos compradores da plataforma, na comparação com 2019, chegou a 81% o crescimento do número de consumidores cuja primeira compra no Mercado Livre foi de um produto sustentável — o aumento na região foi de 58%.

Desde 2019, o Mercado Livre conta com uma seção dedicada exclusivamente a produtos sustentáveis, democratizando o acesso dos consumidores e a visibilidade para empresas e empreendedores de impacto socioambiental. “Contamos com uma seleção cada vez maior de produtos com impacto positivo, a maior da América Latina atualmente. Buscamos facilitar o processo de compra dos usuários e, ao mesmo tempo, incentivar e promover a geração de impactos positivos para o planeta e para as pessoas”, explica Laura Motta, gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre.

 

Oferta de itens de impacto positivo

 

Divulgado anualmente, o estudo indicou ainda que a quantidade de vendedores brasileiros de produtos sustentáveis na plataforma corresponde a 18% do total. Com isso, cresceu em 16% a oferta desses itens no Brasil, que já responde por 31% do sortimento da seção de produtos sustentáveis do marketplace, na América Latina. “Queremos dinamizar nossa cadeia de valor e o ecossistema de impacto por meio das soluções do Mercado Livre, impulsionando a comercialização, a inclusão digital e financeira desses empreendimentos que geram valor socioambiental”, completa Laura.

 

Tendências de consumo

 

As principais tendências identificadas pela pesquisa traduzem grande parte do interesse e dos novos hábitos que os consumidores brasileiros estão adotando. Dentre os itens de impactos positivo mais buscados na plataforma estão: bicicleta, garrafa reutilizável e bicicleta elétrica. A mobilidade urbana, por exemplo, é uma questão relevante para esses consumidores de toda região, uma vez que a bicicleta também foi o item mais buscado nos outros cinco países onde o estudo foi realizado.

Além disso, a demanda pela geração de energia elétrica mais limpa ficou evidente no levantamento. No Brasil, por exemplo, os produtos de impacto positivo mais vendidos foram: painel solar, garrafa reutilizável e cápsulas de café reutilizáveis. Considerando os itens cujo percentual de venda mais cresceu, na comparação com a pesquisa anterior, foram cápsulas de café reutilizáveis, hortas e composteiras, e garrafas reutilizáveis. Outras categorias, como cuidados pessoais, por exemplo, continua em alta no ranking de muitos países, incluindo o Brasil.

 

Perfil do consumidor

 

O Mercado Livre realizou outra pesquisa que compõe o estudo divulgado em julho. Trata-se de um levantamento realizado, entre maio e junho de 2021, quando foram ouvidas mais de 21 mil pessoas na região. O novo estudo traçou o perfil médio do consumidor de produtos de impacto positivo na América Latina: 75% deles têm mais de 35 anos e 64% dos consumidores se mostram muito preocupados com a situação ambiental atual — índice que se intensifica junto à população com mais de 45 anos.

Considerando as pessoas mais preocupadas com a situação ambiental na região, a categoria que mais consomem é a de alimentação saudável, que integra as compras sustentáveis desse público no último ano. Dentro da decisão de compra do público geral, influenciam na escolha de produtos de impacto positivo fatores como: ingredientes e materiais do quais são feitos (26%); possibilidade de retornar ou reutilizar a embalagem (21%); design e a funcionalidade (16%). Já dentre as pessoas com mais influência sobre as decisões de compra estão: filhos (26%), cônjuge (18%), pai e mãe (13%).

O meio ambiente se mostrou um ponto de atenção no Brasil, com destaque para: contaminação da água (19%), mudança climática (14%), e resíduos plásticos (14%). Na América do Sul, a atenção se mostrou maior para os mesmos temas: contaminação da água, mudança climática e resíduos plásticos somam mais de 53% das respostas na região.

Desde o início da série de levantamentos, em 2017, aumentou em mais de 400% o número de vendedores de produtos com impacto positivo na plataforma, o que torna o Brasil o segundo maior mercado de itens sustentáveis na América Latina, atrás apenas da Argentina e à frente de países como México e Uruguai.

Atualmente, a seção de produtos sustentáveis do Mercado Livre conta com mais de 10.700 empresas e empreendedores, responsáveis pela oferta de mais de 33 mil produtos reutilizáveis, compostáveis, feitos com materiais reciclados ou certificados orgânicos, contribuindo com a redução dos resíduos, das emissões, do consumo de energia, dentre outros fatores.

Confira aqui as íntegras dos estudos do Brasil e região.

 

Incentivo financeiro à mudança de hábitos

 

Para estimular que consumidores testem e mudem hábitos, incentivando e gerando renda a empreendedores que investem nesse segmento, o Mercado Livre realiza mais uma edição da EcoFriday entre os dias 23 a 25 de julho. A iniciativa, pioneira no varejo online global, é realizada de forma simultânea em oito países da América Latina: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai. Assim como todo o sortimento da seção de produtos sustentáveis, a ação é feita a partir de uma curadoria especial de produtos, com preços promocionais exclusivos para a data.

E você? Também dá preferência para comprar produtos de impacto positivo? Quer saber mais informações sobre o assunto? Então siga o canal ecowords nas redes sociais!