A Rede ACV (Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida), referência em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) no Brasil, lançou o Guia de Economia Circular. A iniciativa visa fomentar a aplicação do Pensamento de Ciclo de Vida e boas práticas empresariais para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. O guia promove a tomada de decisão com base no ciclo de vida dos produtos, identificando oportunidades para reduzir desperdícios, otimizar recursos e evitar a transferência de problemas ambientais entre diferentes etapas da cadeia produtiva.
A Rede ACV promove o olhar de ciclo de vida na tomada de decisão, para identificar oportunidades de melhoria, de redução de desperdício/aproveitamento de recursos e para evitar o problemshifting (a transferência de problemas) entre elos da cadeia e/ou categorias de impacto. “Incentivamos um olhar amplo e holístico, o uso racional de recursos e o consumo consciente – todos preceitos defendidos também pela Economia Circular”, afirmam os integrantes do Grupo de Trabalho Economia Circular. “Esperamos que o Guia de Economia Circular se torne uma ferramenta essencial para empresas brasileiras que buscam implementar práticas mais sustentáveis e contribuir para um futuro mais verde”, destacam.
O processo de desenvolvimento do guia, desde a concepção até o lançamento começou a partir da provocação de Yuki Kabe, inicialmente chamada de “Do’sandDon’ts”, esta publicação visa indicar a necessária análise de variáveis, para não executar ação, sem o olhar mais amplo (entre categorias de impacto e entre elos da cadeia). Os integrantes do GT de Economia Circular destacam que foi essencial articular as contribuições de diversos pontos de vista, explorados em reuniões de trabalho e em turma de Formação em Economia Circular, cujo conteúdo serviu de referência para a estruturação do Guia.
De acordo com eles, o Guia de Economia Circular da Rede ACV se diferencia de outros materiais sobre Economia Circular já existentes porque traz a essência do aprendizado acumulado desde 2017, quando foi lançado o GT Economia Circular. “Como tudo, o que fazemos, o olhar é fundamentalmente prático, voltado à experiência concreta de Empresas, seus desafios e as oportunidades identificadas”, dizem. O guia apresenta estudos de caso ou exemplos práticos de aplicação da Economia Circular por meio de cases da Braskem e ReUrbi.
Objetivos do Guia
O guia visa auxiliar as empresas e organizações na transição para um modelo de Economia Circular, pois destina-se a qualquer interessado em compreender como a Economia Circular pode ser aplicada em diferentes setores e como a Avaliação de Ciclo de Vida pode ser usada para mensurar o desempenho ambiental de produtos e serviços neste contexto econômico e organizacional. O guia aborda conceitos fundamentais da Economia Circular, incluindo a minimização de resíduos e a maximização do valor dos recursos, bem como as ferramentas e técnicas, como a Avaliação de Ciclo de Vida, necessárias para implementar esses conceitos e monitorar seus benefícios. Com exemplos e casos práticos, o guia é fonte inestimável de informações para quem busca uma abordagem mais sustentável em seu negócio.
O evento de lançamento do Guia de Economia Circular da Rede ACV, dia 14 de junho, reuniu cerca de 150 pessoas, representando diversos segmentos e olhares. “Isso demonstra a capacidade de articulação da associação, que alcança diferentes pontos de vista, visando o estabelecimento de parcerias, tão necessário para avançarmos em desafios complexos, que nos rodeiam”, observam os integrantes do GT Economia Circular.
Histórico do GT Economia Circular
O Grupo de Trabalho Economia Circular da Rede ACV foi lançado como objetivo de explorar e promover a complementariedade das propostas de Economia Circular e ACV, na determinação de cenários e soluções mais sustentáveis: enquanto uma provoca reflexão, demonstra a necessidade de mudança de paradigma (modelo de negócio, gestão, decisões de consumo…), a outra representa a metodologia para calcular as alternativas e tomar decisões amparadas por dados.
Os objetivos específicos deste GT são:
- Compreender status e acompanhar evolução da discussão (premissas, aplicações práticas), no Brasil e internacionalmente;
- Discutir aprendizados (dificuldades, lições aprendidas);
- Comunicar/dar destaque a cases brasileiros;
- Promover ambientes de debate e esclarecimento
A linha do tempo do GT Economia Circular reflete a diversidade de abordagens e aprendizados:
- O GT EC foi criado após dinâmica com Luiza Santiago, em janeiro de 2017, que explorou a complementariedade entre EC e ACV na determinação de cenários e soluções mais sustentáveis.
- O Position Paper descreve este entendimento; o White Paper elenca os desafios específicos de 7 segmentos-chave – o evento de lançamento de ambos foi em dez ’20, foi gravado e está disponível no YouTube. As publicações estão no site da Rede ACV, em “ACV na prática”.
- Três segmentos-chave promoveram debates abertos, com convidados especiais: Construção, Eletroeletrônicos e Têxtil.
- Cases empresariais aproximam a teoria da prática (ou vice-versa?).
- Políticas Públicas representam oportunidades de aceleração da transição: PNRS & Acordos Setoriais, Tratado Global no combate à poluição plástica, Política Nacional de Economia Circular.
- Em 2023 o GT EC lançou a Formação em Economia Circular, trazendo a essência de todo este conhecimento.
Próximos passos
Há planos para futuras atualizações ou expansões do conteúdo do guia. A iniciativa visa avançar em fases, detalhando em um próximo momento questões regulatórias, e indicar uma árvore de decisão (= check-list). Também estão previstos a realização de eventos e iniciativas complementares para promover o guia e seus conceitos. Além das reuniões mensais do Grupo de Trabalho Economia Circular, compartilhamos todo este conhecimento através de Módulos de capacitação, com a Trilha de Aprendizado:
A Rede ACV informa que estão abertas as inscrições para turma da Formação em Economia Circular em 13, 20 e 27.09.2024, das 09h00 às 11h00, via Teams. Contato: secretaria@redeacv.org.br
Para acessar e utilizar o guia:
O Guia de Economia Circular da Rede ACV está disponível no site (https://redeacv.org.br/pt-br/estudos-e-casos-empresariais/), apenas filtrar por “guia”e através do QR Code
Conheça os envolvidos no projeto:
Sobre a Rede ACV
A Rede ACV foi lançada em 2013 com a missão de mobilizar as empresas, articular governos e educar o consumidor visando incorporar o pensamento de ciclo de vida, em geral, e a Avaliação de Ciclo de Vida, em particular, como instrumentos para orientar a tomada de decisão, à medida que ajudam a determinar a sustentabilidade dos produtos. Para isso, ela visa criar um ambiente de cooperação para o uso de ACV no Brasil; educar e capacitar a sociedade sobre este conceito, sua aplicação e benefícios; disponibilizar e disseminar para diversos públicos informações sobre ACV no Brasil e colaborar e apoiar o governo brasileiro na consolidação do Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida.
Assumindo personalidade jurídica de associação, em 17.08.2017, a Rede ACV é regida pelo seu Estatuto e Código de Conduta e Ética, tendo aproximadamente 60 associados, dos mais distintos segmentos, sendo ambiente de benchmarking: