fbpx

Dia 22 de abril é comemorado o Dia da Terra! Apesar da pandemia do novo coronavírus dominar as manchetes atuais, agora mais do que nunca essa data é essencial para a sociedade. Afinal, é necessário criar consciência sobre os problemas de contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

Uma das ações tomadas para preservar a Terra é a Agenda 2030. No final de setembro de 2015, a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, aprovou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São 17 objetivos e para que eles sejam alcançados, é necessária a participação de todos os habitantes do Planeta.

Dia da Terra – ações práticas

O professor de sustentabilidade da ESPM, Marcus Nakagawa, em seu livro 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo, dá dicas fáceis que podem ser incluídas na nossa rotina e que ajudam a atingir a meta da Agenda 2030.

Uma delas é a de número 66, que é bem simples: Acompanhe sites e blogs sobre sustentabilidade. Isso mesmo, se manter informado sobre as novidades já é uma ação sustentável, pois ajuda a desenvolver o senso crítico.

“Comece a seguir sites e blogs que tenham como foco o meio ambiente e a sustentabilidade. Existem alguns mais confiáveis que outros, por isso faça questão de consultar várias fontes diferentes. Ler as notícias não tomará muitos minutos de seu dia e te manterá informado sobre as novidades e os acontecimentos para que você possa discutir e argumentar quando necessário”, orienta Marcus Nakagawa.

O especialista dá como dica o portal Dias + Sustentáveis, que agrega de informações, conteúdos, vídeos e debates sobre como colocamos mais ações sustentáveis no nosso dia a dia. E como fazemos os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) na prática.

Ajuda da tecnologia

Outra ação é a número 81, que está presente na maior parte da vida dos executivos do mundo, atualmente, por conta da pandemia, que é: Fazer mais reuniões on-line do que pegar aviões para se locomover. “Só o transporte aéreo consome sozinho 3% dos combustíveis fósseis do planeta, produzindo 12% do gás carbônico relacionado a transportes, segundo dados de 2017 do Massachusetts Institute of Technology – MIT”, explica.

Nakagawa ressalta que o principal combustível das aeronaves é o querosene, que, ao ser queimado, produz diversos gases que contribuem para o aquecimento global, como o monóxido de carbono e os óxidos de nitrogênio. O professor ressalta ainda que no mundo coorporativo, às vezes, é necessário uma conversa “olho no olho”, mas que a situação em que estamos vivendo nos ensinou que a tecnologia pode otimizar tempo, reduzir custos para as empresas e tornar todo o processo mais sustentável.

O livro “101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo” pode ser acessado no site: http://www.editoralabrador.com.br/produto/101-dias-com-acoes-mais-sustentaveis-para-mudar-o-mundo/

E neste vídeo o professor Marcus Nakagawa dá dicas de como ter uma vida mais sustentável:

https://www.youtube.com/watch?v=taU2N21jyqg

Gostou desta matéria? Quer saber mais sobre dicas sustentáveis? Então siga o canal ecowords nas redes sociais!